CURSO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL
As instalações utilizadas para o desenvolvimento das atividades do Curso estão localizadas essencialmente no campus de Juazeiro, sendo constituídas de salas de aula, laboratórios de ensino e biblioteca, contemplando as disciplinas dos núcleos de conteúdo básico e profissionalizantes essenciais e específicos.
No campus de Petrolina, onde está localizada a Fazenda Experimental, haverá infra-estrutura física e área de campo para experimentação, visando atender as demandas de aulas práticas de disciplinas profissionalizantes específicas do curso, bem como de projetos de pesquisa dos docentes.
Salas de aula
Os cursos da UNIVASF contam com salas de aula climatizadas e com isolamento acústico, com capacidade para 60 pessoas cada. Para auxílio no desenvolvimento das atividades didáticas, os professores têm à disposição recursos audiovisuais e multimídia.
Instalações Laboratoriais
Laboratório de Física
No curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, os Laboratórios de Física atendem às necessidades das disciplinas de Física Experimental I, Física experimental II e Física Experimental III.
Com capacidade para 20 alunos o laboratório conta com bancadas de apoio para desenvolvimento das aulas práticas; equipamentos específicos para atender as necessidades apresentadas nas ementas de cada disciplina
Laboratório de Química Geral
Atenderá as necessidades da disciplina de Química Geral, que também é ofertada pelos demais Cursos de Engenharia da UNIVASF.
I laboratório com capacidade para 20 alunos;
II bancadas de apoio para desenvolvimento das aulas práticas;
III uma sala de apoio para análise seca (balanças)
IV uma sala de apoio que servirá como almoxarifado
V equipamentos e reagentes específicos para atender as necessidades apresentadas na ementa da disciplina;
VI técnico para auxiliar no desenvolvimento das atividades no laboratório (manutenção e limpeza de materiais, controle de suprimentos etc) e técnico de nível superior para coordenar os trabalhos de preparo de soluções para todos os professores que ministrarão aulas neste laboratório.
Laboratório de Citologia e Botânica
No curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, este laboratório atende às necessidades das disciplinas de Citologia e Fisiologia Vegetal. Os trabalhos que serão executados no laboratório Citologia e Fisiologia referente à cultura de tecidos têm o objetivo atender a seguintes características e seqüências metodológicas.
Ÿ Técnicas de assepsia.
Ÿ Nutrição e meio de cultura.
Ÿ Meio líquido.
Ÿ Cultura de células e raízes.
Ÿ Organogênese.
Ÿ Embriogênese.
Ÿ Variação somaclonal.
Ÿ Seleção “in vitro”.
Ÿ Propagação clonal.
Ÿ Cultura de ápices caulinares, meristemas e embriões somáticos.
Ÿ Eliminação de viroses.
Ÿ Cultura de embriões imaturos.
Ÿ Produção de haplóides “in vitro”.
Ÿ Protoplastos: isolamento; purificação e cultura.
Ÿ Hibridação somática.
O laboratório de Citologia e Fisiologia Vegetal deve apresentar infra-estrutura e equipamentos para atender as necessidades específicas nos tópicos abordados nas ementas de cada disciplina, considerando os seguintes parâmetros:
I laboratórios com capacidade para 20 alunos;
II bancadas de apoio para desenvolvimento das aulas práticas;
III equipamentos e reagentes específicos para atender as necessidades
apresentadas na ementa da disciplina;
IV uma sala de apoio para limpeza e esterilização
V uma sala de crescimento, para o cultivo de células e plantas micropropagadas.
VI sala de apoio para informática
VII uma sala de para manipulação, inoculação de explantes;
VIII uma casa de vegetação;
IX Área para implantação de experimentos de 2.25 Ha (condução de experimentos em campo)
X técnico para auxiliar no desenvolvimento das atividades no laboratório e no campo (condução de experimentos em casa de vegetação, manutenção e limpeza de vidrarias e equipamentos, controle de suprimentos, etc) e
XI técnico de nível superior para coordenar os trabalhos de preparo de meios de cultura e lâminas, além da organização das aulas práticas
Laboratório de Química Orgânica e Bioquímica Vegetal
Atende às necessidades das disciplinas de Química Orgânica e Bioquímica.
I laboratórios com capacidade para 20 alunos;
II bancadas de apoio para desenvolvimento das aulas práticas;
III equipamentos e reagentes específicos para atender as necessidades apresentadas na ementa da disciplina;
IV técnico para auxiliar no desenvolvimento das atividades no laboratório (manutenção e limpeza de vidrarias e equipamentos, controle de suprimentos, etc) e
V técnico de nível superior para coordenar os trabalhos de preparo de soluções, organização das aulas práticas e experimentos de casa de vegetação.
Laboratório de Expressão Gráfica
No curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, o Laboratório de Expressão Gráfica deve apresentar infra-estrutura e equipamentos para atender as necessidades da disciplina de Desenho técnico.
Com capacidade de 20 alunos e equipamentos específicos para atender as necessidades apresentadas na ementa da disciplina.
Laboratório de Microbiologia Geral e Ambiental
O Laboratório de Microbiologia Geral e Ambiental atenderá às necessidades das disciplinas de Microbiologia Geral e Microbiologia Ambiental,
I laboratório com capacidade para 20 alunos;
II bancadas de apoio para desenvolvimento das aulas práticas;
III sala de apoio para limpeza e esterilização (preparo de meio de cultura e descontaminação de material)
IV sala asséptica para preparação de inoculantes para uso em aulas práticas.
V equipamentos e reagentes específicos para atender as necessidades apresentadas na ementa da disciplina;
VI técnico para auxiliar no desenvolvimento das atividades no laboratório e no campo (manutenção e limpeza de vidrarias e equipamentos, controle de suprimentos etc); e
VII técnico de nível superior para coordenar os trabalhos de preparo de meios de cultura e lâminas, além da organização das aulas práticas.
Laboratório de Física dos Solos e Laboratório de Química dos Solos
A matéria SOLOS do Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental está contemplada em quatro disciplinas: Geologia Aplicada a Solos, Gênese, Morfologia e Classificação do Solo, Propriedades e Processos do Solo e Manejo e Conservação do Solo e da Água,
As disciplinas Irrigação, Drenagem e Microbiologia Ambiental, dentre outras, também se utilizarão alguns equipamentos existentes no Laboratório de Solos.
O objetivo da Unidade de Física do Solo será atender as demandas didático- práticas das disciplinas supramencionadas, em tópicos específicos como: infiltração de água, manejo de irrigação, técnicas de drenagem, manejo de bacias hidrográficas, técnicas conservacionistas, dentre outras. Cabe mencionar que os resultados analíticos obtidos nesta Unidade serão também utilizados para apresentar conteúdos profissionais essenciais e específicos de áreas como Gestão Ambiental, Avaliação de Impactos Ambientais e Fitotecnia.
O objetivo da Unidade de Química do Solo será atender as demandas didático- práticas das disciplinas de Química Analítica e Propriedades e Processos do Solo, além das necessidades das disciplinas de Manejo e Conservação do Solo e da Água, Fitotecnia e Irrigação, no intuito de aprofundar os conhecimentos nestas áreas, as quais são essenciais para o curso de Engenharia Agrícola e Ambiental.
Estação Meteorológica
Para familiarização do profissional de Engenharia Agrícola e Ambiental com o clima e suas implicações é essencial efetuar o monitoramento das condições meteorológicas em tempo real. O curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da UNIVASF dispõe de duas modernas Estações Meteorológicas Automáticas localizadas em áreas apropriadas, uma na Fazenda Experimental em Petrolina e outra no Campus de Juazeiro, as quais podem ser inclusive acessadas remotamente.
As estações meteorológicas citadas são dispõe de equipamentos meteorológicos de última geração para serem usadas em pesquisas agrometeorologias de campo. Compostas por sistemas automáticos de aquisição de dados, aos quais são acoplados os seguintes instrumentos: sensor de temperatura do ar, sensor de umidade, sensores para determinação do perfil de temperatura do solo, barômetro, radiômetros, sensor de direção e velocidade do vento a 10 metros, anemômetro a 2 metros, pluviômetro, sensor de fluxo de calor no solo, tanque evaporimétrico padrão de 20m2. Na estação meteorológica os discentes podem acompanhar e desenvolver importantes atividades práticas relacionadas à disciplina Meteorologia e Climatologia.
Laboratório de Irrigação, Drenagem e Hidráulica
O laboratório de Irrigação, Drenagem e Hidráulica da UNIVASF apresenta-se como uma nova perspectiva de subsidiar a prática sustentável da irrigação e drenagem na região, bem como a prática do manejo e conservação de solo e água, possibilitando desta forma, que o crescimento econômico aconteça em conjunto com a conservação do meio ambiente. Projetado para atender as demandas relacionadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão, este dispõe de área construída de 420 m2 e de uma oficina para dar suporte à montagem e manutenção das redes hidráulicas, das atividades práticas e de protótipos de pesquisa.
O laboratório contempla a instalação de diversos equipamentos, tais como:
• bancada hidráulica para a execução de experiências em Hidrostática e Hidrodinâmica;
• equipamento para demonstração da experiência de Osborne Reynolds;
• unidade para estudo da perda de carga em tubulações, conexões hidráulicas, válvulas e equipamentos de medição de fluxo;
• unidade para estudo de bombas;
• unidade para estudo de condutos livres;
• unidade para estudo do perfil de distribuição de água de aspersor;
• unidade para estudo do perfil de distribuição de água de microaspersor;
• unidade para estudo da uniformidade de distribuição de água de gotejadores e microaspersores; e
• unidade para estudo de Hidrologia e Drenagem.
O laboratório também atenderá às atividades práticas das disciplinas afins dos demais cursos de Graduação da UNIVASF, além de viabilizar a execução de atividades acadêmicas inseridas nos núcleos temáticos.
Laboratório de Tecnologias da Geoinformação
Tem por finalidade o ensino, o envolvimento dos alunos em atividades de pesquisa e a geração de informações a partir de dados espacialmente referenciados.
O Laboratório de Tecnologias da Geoinformação – LTG dará suporte às práticas de ensino nas disciplinas e subáreas de Planimetria, Altimetria, Estradas, Fotogrametria, Geodésia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. Terá fundamental importância no desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas, envolvendo os cursos de Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Agrícola e Arqueologia e Preservação Patrimonial, além de dar suporte a trabalhos de extensão que envolvem geotecnologias.
Com o Laboratório de Tecnologias da Geoinformação, a UNIVASF terá um grande impacto na região na área de geotecnologias concernentes ao ensino, pesquisa e extensão.
Será estruturado em uma sala com 20 computadores, mobiliários, scanner e ploter A0, softwares de sistemas de informações geográficas e mapoteca.
Para o melhor desempenho do LTG, há necessidade de técnicos em geoprocessamento para auxiliar no desenvolvimento das atividades nos laboratórios (manutenção, aulas, gerência de suprimentos, auxiliar em atividades de pesquisa e extensão, etc).
Laboratório de Construções Rurais e Ambiência
Fornecer suporte ao desenvolvimento de aulas práticas das disciplinas de Materiais de Construção, Construções Rurais e Ambiência e Estruturas para Edificações Rurais. Este Laboratório deve atender também os cursos de Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, e Zootecnia.
- Conta com uma área suficiente, para atender um número mínimo de 20 alunos acomodados em bancadas específicas, que permitam o desenvolvimento de aulas práticas;sala para guardar os equipamentos e ferramentas;
- sala para armazenamento de aglomerantes e argamassa industrializadas, livre de umidade;
- sala climatizada para acomodação da prensa servo controlada;
- câmara úmida para acomodação dos corposdeprova de concreto, argamassas, blocos, etc;
- Uma área em anexo ao laboratório, com piso apropriado, para armazenar materiais granulares como areia, brita, saibro, dentre outros, além de permitir o desenvolvimento de aulas demonstrativas de técnicas de construção como, por exemplo: execução de alvenaria, revestimentos, coberturas, fôrmas e armaduras para elementos de concreto (vigas, pilares e lajes), dentre outras atividades práticas.
Laboratório de Mecânica dos Solos
Laboratório multidisciplinar que atenderá ao Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental e curso de Engenharia Civil. Deve fornecer suporte para o desenvolvimento de aulas práticas da disciplina de Mecânica dos Solos.
As necessidades específicas desse laboratório demandam:
I uma área suficiente para atender um número mínimo de 20 alunos acomodados em bancadas específicas, que permitam o desenvolvimento de aulas práticas;
II sala para guardar os equipamentos e ferramentas;
III sala climatizada para acomodação das prensas para ensaios de cisalhamento direto e triaxial em amostras de solo;
IV uma área em anexo ao laboratório, com piso apropriado, para armazenar diferentes tipos de solo.
V dois técnicos e um auxiliar para o desenvolvimento das atividades nos laboratório e em atividades de campo (manutenção, suporte nas aulas práticas, controle de suprimentos, etc);
VI equipamentos específicos para atender as necessidades apresentadas nas ementas das disciplinas.
Laboratório de Engenharia Ambiental - LEA /* /* xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" */ */ ?>
O Laboratório de Engenharia Ambiental (LEA) deve atender as demandas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão fornecendo suporte para atender a carga horária prática específica nos tópicos abordados nas ementas das disciplinas de Poluição Ambiental, Saneamento Básico eTratamento de Resíduos.
O laboratório deve possuir infra-estrutura que possibilite o treinamento de profissionais em cursos de especialização e pós-graduação das áreas de engenharia ambiental e com relação à Extensão, o laboratório poderá prestar serviços à comunidade local e regional.
As necessidades específicas desse laboratório demandam:
i. 01 laboratório com capacidade para 25 alunos de /* /* xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" */ */ ?>80 m2;
ii. 03 bancadas de apoio para desenvolvimento das aulas práticas;
iii. Uma sala de apoio para análise limpa seca (onde servirá de local para guardar equipamentos livres de materiais perigosos e tóxicos)
iv. Uma sala de preparo de amostras para análise.
v. Uma sala de apoio para professor e técnicos.
vi. Equipamentos e vidrarias específicos para atender as necessidades
apresentadas na ementa da disciplina;
vii. Uma sala de microbiologia
viii. Uma sala para depósito de reagentes específicos para atender as
necessidades apresentadas na ementa da disciplina;
ixi. 01 técnico para auxiliar no desenvolvimento das atividades no laboratório
(manutenção e limpeza de vidrarias e equipamentos, controle de suprimentos,
etc); e
x. 01 técnico de nível superior para coordenar os trabalhos e organização das
aulas práticas.
Laboratório de Armazenamento de Produtos Agrícolas
O laboratório de Armazenamento e Pós-colheita deve apresentar infra-estrutura e equipamentos para atender as necessidades específicas nos tópicos abordados nas ementas de cada disciplina que envolve esta área da Engenharia Agrícola (Tecnologia pós-colheita; Armazenamento de produtos agrícolas e Fitotecnia), considerando os seguintes parâmetros:
i. laboratório com capacidade para 20 alunos no campus de Juazeiro;
ii. ambiente adequado para práticas de análise de produtos agrícolas, como: frutas, hortaliças e grãos;
iii. infra-estrutura contemplando pia e bancadas para a realização das práticas das disciplinas envolvidas na área profissionalizante;
iv. carga horária semestral de utilização para as atividades acadêmicas destas disciplinas, quando do funcionamento pleno do curso será de 60 horas;
v. equipamentos e reagentes específicos para atender as necessidades apresentadas na ementa das disciplinas;
vi. um espaço de apoio para tabulação de dados e aplicação de “softwares” de pós-colheita através de um micro computador;
vii. um técnico para auxiliar no desenvolvimento das atividades do laboratório, como: condução de experimento, lavagem de materiais, controle de suprimentos, e auxilio aos estudantes.
Laboratório de Eletrotécnica, Instalações Elétricas e Eletrificação Rural
Neste laboratório, que ainda será implantado, o aluno desenvolverá atividades relativas a Instalações Elétricas e Eletrificação Rural, abrangendo aplicações desde Circuitos Elétricos e Sistemas Elétricos, passando pelo o exercício das técnicas de Instalações Elétricas em ambiente Rural.
Laboratório de Máquinas e Mecanização Agrícola
O curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, em função das suas disciplinas profissionalizantes é necessário um Laboratório para realização de manutenção periódica em máquinas agrícolas. Dentre os equipamentos básicos: ferramental básico (chaves, armários, bancadas, etc) componentes dos tratores (motor, caixa de câmbio, diferencial, embreagem, etc), equipamentos de manejo da compactação provocada por máquinas agrícolas (penetrômetros, trados, anéis volumétricos, etc) e equipamentos para verificação de calibragem (manômetros, balanças, estufas, diversos sensores e instrumentos eletrônicos). Esse Laboratório permitirá os alunos conhecerem as partes constituintes das máquinas, fazer suas regulagens e mesmo operá-las de maneira adequada. Permite ainda o estudo e ensaio de máquinas agrícolas dentro da disciplina de Mecanização Agrícola. O Laboratório terá como suporte as máquinas agrícolas destinadas as aulas práticas e pesquisa do Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, como também a produção da Fazenda. Assim, a infra-estrutura da Fazenda no que se refere ao setor de máquinas e mecanização agrícola é uma extensão desse laboratório.